História

O CSPSPM é uma instituição particular de solidariedade social, criada em junho de 1981 pela iniciativa da Comissão da Fábrica da Igreja de Maceda e ereta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese do Porto, em 23 de julho do mesmo ano. Em 12 de julho de 1985 foi registada no Livro 2 das Fundações de Solidariedade Social, folhas 178, sob o n.º 72/85. Desde a sua fundação, que o CSPSPM propõe-se “contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, coadjuvando os serviços públicos competentes e as instituições particulares num espírito de solidariedade humana, cristã e social” (artigo 2.º, capítulo I dos Estatutos do CSPSPM).

A primeira resposta social do CSPSPM foi criada em 9 de dezembro de 1986, tendo como população-alvo privilegiada os idosos de Maceda e freguesias vizinhas – Centro de Dia.

A intervenção na área da infância e juventude surgiu de seguida, com a resposta social de Atividades de Tempos Livres (ATL) em 26 de agosto de 1987 e a Creche e Jardim de Infância em março de 1991.

No sentido de responder a outro tipo de necessidades mais específicas no âmbito da intervenção junto da população idosa, em julho de 1995 surgiu a resposta social de Lar de Idosos (atualmente designada por Estrutura Residencial para Pessoas Idosas).

Mais recentemente, em 28 de agosto de 1996, foi criada a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário.

Com o aparecimento das atividades extra-curriculares na EB1, a resposta social de ATL, que contava com a frequência de 70 crianças, encerrou no final do ano letivo de 2006/2007.